Limpeza pós-soldagem com pastas de decapagem.
Introdução.
As pastas decapadas contêm uma combinação de ácido fluorídrico e ácido nítrico que pode causar graves queimaduras. Eles são utilizados principalmente para aferir aços inoxidáveis limpos e podem ser aplicados por pincel ou por pulverização no processo. Seu uso é bastante difundido entre os fabricantes de aço inoxidável, embora eles geralmente sejam usados com pouca frequência. Como conseqüência, eles são freqüentemente ignorados pelos empregadores ao realizar avaliações sob o Regulamento de Controle de Substâncias Perigosas para Saúde (COSHH).
Este documento explica os riscos e as medidas de controle que provavelmente serão necessárias após uma avaliação de risco ao abrigo do COSHH.
Os produtos de limpeza de superfície de decapagem e as soluções de passivação não são cobertos, pois geralmente não contêm ácido fluorídrico. A orientação contida aqui não é exaustiva e deve ser lida em conjunto com a folha de dados de saúde e segurança do produto. Se o fornecedor do produto não fornecer a folha de dados de segurança do material, é essencial pedir isso.
Fundo.
A resistência à corrosão do aço inoxidável resulta de uma camada fina e transparente de óxido de cromo formada na sua superfície durante a produção. Quando este filme está presente, o metal está em um estado passivo. Durante a fabricação e soldagem, o filme pode ser danificado por arranhões, a formação de óxidos de superfície (incluindo o tinte térmico) e o ferro embutido. Isso pode reduzir o teor de cromo da superfície metálica, evitando que o filme passivo se reformule de forma natural. Como resultado, são formadas áreas de menor resistência à corrosão.
Para restaurar a superfície de proteção, essas áreas são tipicamente tratadas, por exemplo, imergindo a fabricação em um banho de decapagem. O uso de pastas de decapagem surge quando uma fabricação é muito grande para caber em um banho de decapagem ou onde o decapagem deve ser feito in situ ou onde apenas é necessário decapagem localizado, como em costuras de solda. A pasta pode ser aplicada diretamente à soldadura ou após o curativo mecânico da solda, por exemplo, por moagem e / ou abrasão. A pasta de decapagem remove qualquer ferro livre livre resultante ou outra contaminação superficial, áreas de depleção de cromo sendo removidas pelo componente de ácido fluorídrico.
Enquanto as pastas de decapagem são normalmente usadas em aços inoxidáveis, um pequeno número pode ser usado no alumínio como um meio de recriar uma superfície brilhante e polida.
Uma pequena variedade de pastas de decapagem proprietárias está disponível no Reino Unido, a maioria dos quais é importada, refletindo a sua maior utilização no exterior. Eles estão disponíveis principalmente por fornecedores de soldagem de consumíveis e aço inoxidável, que tendem a armazenar apenas uma única variedade de pastas. Eles são fornecidos preparados, geralmente em latas de plástico. Antes de usar a pasta tem que ser agitada, ela é aplicada por escova, rolo ou ocasionalmente por pulverização. A pasta é deixada em qualquer lugar entre 15-60 minutos antes de ser lavada com água que pode ser aplicada sob pressão.
As pastas decapadas geralmente contêm 20% de ácido nítrico e 5% de ácido fluorídrico em peso, embora isso possa variar.
O ácido fluorídrico é um produto químico altamente tóxico e reativo. O contato com a pele com soluções diluídas pode causar queimaduras muito graves e extremamente dolorosas. A extensão dessas queimaduras pode ser facilmente perdida no estágio inicial, pois pode demorar até 24 horas após o contato antes que a dor seja sentida. O ácido também é capaz de destruir a carne muito tempo depois que os esforços iniciais foram feitos para lavá-la da pele. Quantidades muito pequenas de ácido fluorídrico diluído podem causar danos irreparáveis ao olho. É tóxico por inalação e tem um limite de exposição no local de trabalho (WEL) de 1,8 partes por milhão (ppm) (como fluoreto) (período de referência médio ponderado no tempo de 8 horas) e 3 ppm durante um período de referência de 15 minutos. Isso reflete o nível de exposição que, com base no conhecimento científico atual, não prejudicará a saúde das pessoas expostas a ele por inalação dia após dia.
O ácido nítrico é altamente corrosivo e produzirá lesões da pele, olhos e mucosas em contato. A gravidade das lesões dependerá do comprimento do contato e da concentração do ácido. Tem um WEL de 2ppm (período de referência médio ponderado no tempo de 8 horas) e 4 ppm em um período de referência de 15 minutos.
Métodos de controle.
Eliminação.
Antes de usar a pasta de decapagem, deve considerar-se se deve ser usado. Isso depende em grande parte do ambiente de processo pretendido da fabricação. Onde, por exemplo, uma fabricação é destinada a uma aplicação de alta temperatura, resistente ao calor, pode existir espaço para eliminar a limpeza pós-soldagem e, portanto, a necessidade de usar pasta de decapagem. No entanto, na maioria dos casos em que o aço inoxidável é usado, será necessária alguma forma de limpeza pós-soldagem, particularmente onde são necessárias superfícies ultra-limpas, como no caso de equipamentos farmacêuticos e de processamento de alimentos.
No entanto, a escala desta limpeza pode ser controlada, por exemplo, evitando a contaminação do ferro incorporado. Formas de alcançar isso incluem:
garantindo ferramentas abrasivas anteriormente utilizadas em aço ou ferro comum não são usadas em aço inoxidável; sempre que possível, localizando a fabricação de aço inoxidável longe da fabricação de aço carbono para evitar a contaminação por ferro da trituração de aço, corte, etc. evite deixar folhas de aço inoxidável no chão expostas ao trânsito; e evitando o contato entre superfícies de ferro ou aço e aço inoxidável.
Substituição.
Onde a limpeza pós-soldagem não pode ser evitada, deve ser considerada a utilização de uma alternativa menos perigosa para a pasta de decapagem. Quando um contrato especifica que a pasta de decapagem deve ser usada, o empregador não está isento deste requisito. Nessas circunstâncias, o empregador deve desafiar a especificação.
Existe uma série de métodos alternativos de limpeza pós-soldagem, estes podem ser divididos em duas grandes categorias; mecânica e química.
Limpeza mecânica.
A limpeza mecânica inclui:
jateamento com contas de vidro limpas, conchas de noz, tiro de aço ou grão (embora o tiro de aço possa resultar em contaminação da superfície e o grão pode produzir uma superfície rugosa); escovar com uma escova de aço inoxidável (desde que não tenha sido utilizado anteriormente em outros materiais que não o aço inoxidável); moagem com um disco abrasivo; e polimento mecânico e polimento (embora isso possa causar manchas que podem resultar em corrosão).
Deve-se considerar a adoção de uma ou uma combinação desses métodos antes de selecionar a limpeza química.
A qualidade resultante da superfície acabada variará de acordo com o método ou métodos escolhidos. Dependendo do ambiente final do processo, pode não ser possível evitar completamente o uso de pasta de decapagem. Um seguimento da aplicação de pasta de decapagem pode, por exemplo, ser necessário para um processo de alta pureza, onde é necessário um alto padrão de acabamento. Onde este não é o caso, a pasta de decapagem pode ser mais facilmente evitada.
A pasta de decapagem às vezes é usada onde não é possível acessar uma solda usando métodos mecânicos de limpeza. Isso pode ser parcialmente compensado por um planejamento cuidadoso da ordem em que um fabrico é montado e pela limpeza de soldas à medida que a fabricação avança.
Limpeza química.
A principal alternativa química ao uso de ácido fluorídrico é a limpeza eletroquímica. A superfície a ser limpa é feita com o ânodo e uma corrente que inicia a corrosão controlada da superfície. Existe uma série de eletrólitos disponíveis, tais como ácido fosfórico diluído ou uma mistura de ácido fosfórico e ácido sulfúrico. A fabricação pode ser imersa no ácido ou, em alternativa, dispositivos manuais estão disponíveis.
No caso de dispositivos manuais, a solução ácida é bombeada para uma almofada de contato na ponta da varinha de mão ou a ponta é simplesmente imersa na solução. A conexão de um cabo de terra e a varinha de mão fazendo contato com a peça de trabalho, completando um circuito elétrico. Isso, por sua vez, aquece localmente a superfície de trabalho e a solução ácida, ativando o processo de limpeza. Os fumos resultantes podem ser controlados por ventilação de exaustão local (LEV) ou por um sistema de extração instalado na unidade de limpeza. Embora os ácidos utilizados sejam leves em comparação com o ácido fluorídrico, ainda é necessária uma avaliação de COSHH, que deve incluir a consideração de se o PPE é necessário.
A superfície produzida é suave e requer apenas um apagamento. Devido ao tamanho e forma da almofada de contato, pode ser possível acessar soldas inacessíveis aos métodos de limpeza mecânica. No entanto, existem variações entre marcas e modelos de fabricantes diferentes quanto ao tipo de solda e a espessura da placa em que esses dispositivos podem ser usados.
Precauções.
A concentração de ácido fluorídrico das várias pastas de decapagem proprietárias difere ligeiramente. Onde não é razoavelmente praticável usar uma alternativa para a pasta de decapagem, deve-se considerar a utilização de uma pasta de menor concentração. Uma pasta de viscosidade mais alta também tem menos probabilidade de splash quando aplicada. No entanto, antes de começar a trabalhar com qualquer pasta de decapagem, deve ser feita uma avaliação dos riscos associados a este trabalho. Isso permite que todas as precauções necessárias sejam identificadas e postas em prática.
Além das precauções detalhadas abaixo, devem ser usadas no mínimo luvas e / ou proteção ocular ao aplicar pasta de decapagem para evitar um risco imediato de efeitos graves para a saúde. Devem estar disponíveis primeiros socorros adequados (ou seja, gel de gluconato de cálcio ou primeiros socorros treinados), mesmo quando são usadas luvas ou proteção para os olhos. Nesses casos, a atividade não deve ser iniciada ou continuar sem essas medidas de controle no local.
Precauções gerais.
As seguintes precauções devem ser seguidas:
armazene a pasta no seu recipiente original resistente a ácido que deve ser mantido ereto, longe de possíveis fontes de dano e longe de álcalis fortes; mantenha a tampa do recipiente fechada firmemente quando não estiver em uso; impedir acesso não autorizado à pasta; fornecer PPE / RPE adequado e garantir que ele esteja gasto; evite o contato acidental com a pasta, em particular, tome cuidado quando mexa o produto e mantenha o exterior do recipiente limpo; tomar medidas para evitar a propagação da contaminação; use apenas a pasta nos metais especificada pelo fornecedor; permitir que as superfícies esfriem antes de aplicar a pasta (quando aquecida, a pasta libera gases nitrosos); não permita que os funcionários comam, bebam ou fumem ao manusear a pasta; e garantir que os funcionários lavem as mãos e o rosto depois de trabalhar com a pasta. Certifique-se de que os primeiros socorros tenham sido treinados adicionalmente no tratamento de queimaduras de ácido fluorídrico. Certifique-se de que o gluconato de cálcio esteja disponível e na data antes de começar a trabalhar com a pasta.
A pasta de decapagem pode ser feita usando solução de banho de decapagem e um material inerte, como grafite. Isso aumenta o manejo da solução e, portanto, aumenta o risco de salpicos e / ou derrames. Por conseguinte, recomenda-se que seja utilizada uma marca patenteada de pasta de decapagem. Estes estão disponíveis em diferentes tamanhos de contêineres. Recomenda-se que os tamanhos de recipiente menores sejam comprados, pois isso ajuda a evitar a decantação futura da pasta em um recipiente menor, possivelmente não marcado, que também pode ser impróprio.
Serão necessários cuidados para evitar a propagação da contaminação. Os derrames / salpicos de pasta de decapagem devem, portanto, ser limpos logo que ocorrem, usando um pano adequado. Os panos usados devem ser colocados em um recipiente apropriado e claramente marcados, e descartados de acordo com as diretrizes locais da autoridade de disposição de resíduos. Sempre que possível, a roupa e o equipamento contaminados devem ser neutralizados e limpos antes de sair da área de trabalho imediata. Quando isso não for possível, ele deve ser colocado em um recipiente adequado e claramente marcado até a limpeza pode ocorrer. Durante a limpeza, deve ser usada a proteção adequada das mãos. Deve ter cuidado para evitar tocar superfícies ou itens como alças de portas e torneiras enquanto estiver usando luvas contaminadas. Outras orientações sobre a limpeza de PPE estão contidas abaixo.
Ventilação.
Forneça um bom padrão de ventilação geral com 5-10 mudanças de ar por hora com um rascunho direto para diluir os fumos ácidos da aplicação de pasta decapante. A ventilação de exaustão local (LEV) deve ser considerada onde é necessária uma grande área para aplicar pasta de decapagem.
A necessidade de LEV deve ser identificada antes do início do trabalho para garantir que ela esteja disponível e adequada. A ventilação de exaustão local deve sempre ser usada de preferência ao RPE que só deve ser usado como uma medida de controle adicional e não como um substituto.
Evite usar pastas de decapagem em espaços confinados como um risco imediato de um efeito sério sobre a saúde, onde a pasta de decapagem é aplicada em um espaço confinado sem o uso de LEV ou RPE apropriado. A probabilidade desse risco dependerá da quantidade de pasta que é aplicado e a ventilação disponível. No entanto, onde a ventilação é severamente restrita e RPE adequado não é usado, então a atividade não deve ser iniciada ou continuar.
Aplicação manual.
A pasta de decapagem pode ser aplicada por escova ou por rolo, os quais devem ser resistentes a ácidos. Usar um rolo gera mais salpicos. Enquanto uma proteção contra respingos pode ser instalada, escovar permanece a opção preferida. O uso de um rolo também não é recomendado devido aos contornos das superfícies de solda. A pasta normalmente deve ser aplicada em uma camada relativamente espessa. No entanto, deve-se ter cuidado para evitar a aplicação de excesso de quantidade, particularmente quando se aplica sobre a cabeça. No caso de grandes fabricamentos, o trabalho deve ser organizado para evitar contato acidental com a pasta. Por exemplo, as costura de solda que se destinam ao interior da fabricação devem ser limpas primeiro.
Aplicação de pulverização.
O aplicativo de pulverização gera gotículas finas no ar, o que aumenta o risco de exposição. Por conseguinte, este método de aplicação só deve ser seleccionado se a aplicação à mão não for razoavelmente praticável, por exemplo, quando é difícil chegar a uma solda ou onde uma grande área superficial deve ser tratada. É essencial que, quando essas massas são aplicadas por este método, isso é levado em consideração na avaliação COSHH. Isso deve considerar não só as pessoas que realizam o trabalho, mas também outras pessoas na área, que também podem estar em risco. Também devem ser estabelecidas precauções de segurança capazes de enfrentar esses riscos.
Apenas as pastas de decapagem que foram identificadas pelo fornecedor de pasta como adequado para pulverização devem ser usadas. A unidade de pulverização também deve ser de um tipo especificado pelo fornecedor de pasta. Isso na maioria dos casos será uma bomba de pressão, unidade de pulverização manual equipada com uma lança manual. Essas unidades normalmente estão disponíveis no fornecedor da pasta. Sempre que possível, as unidades de pulverização com ar comprimido devem ser evitadas devido ao maior potencial de sobre-pulverização.
Ao decantar a pasta na unidade de pulverização, deve-se tomar cuidado para evitar o derramamento; Usar um funil pode ajudar. As atividades de pulverização devem, na medida do possível, ser segregadas do restante da área de trabalho, particularmente ao aplicar a pasta em uma grande área de superfície ou ao usar uma unidade de pulverização com ar comprimido. O pessoal não essencial deve ser proibido nas imediações, a menos que estejam usando PPE adequados.
Enxágue final.
Vários métodos de limpeza diferentes estão disponíveis para remover a pasta da fabricação envolvendo uma ou uma combinação de:
uma escova de aço inoxidável (embora isso possa causar danos à superfície); uma esponja ou um pano úmido; um tubo de mangueira; ou uma lavadora de pressão.
O uso de uma esponja ou pano úmido cria a menor quantidade de salpicos e a menor quantidade de água residual e, portanto, é o método preferido. Usar uma lavadora de pressão é a opção menos preferida. No entanto, para grandes fabricamentos, pode ser a única opção prática. As águas residuais resultantes serão ácidas e podem conter resíduos de metais pesados. Esta água não deve entrar no sistema de drenagem pública sem tratamento prévio, incluindo neutralização com cal apagada. Alternativamente, também estão disponíveis pastas neutralizantes que podem ser aplicadas à pasta de decapagem antes da sua remoção da fabricação. Em ambos os casos, a empresa local de água deve ser contatada para obter mais detalhes antes de descarregar as águas residuais no sistema de drenagem pública.
Equipamento de proteção pessoal.
Antes de utilizar as pastas de decapagem, deve-se realizar uma avaliação de risco para estabelecer a necessidade de PPE. Como parte desta avaliação, a ficha de dados de segurança do material deve ser consultada. Isso deve especificar o tipo de EPI que pode ser necessário. Se esta informação não for detalhada, o fornecedor do produto deve ser contactado para obter mais conselhos. Quando a avaliação for concluída, qualquer PPE identificado como necessário deve ser fornecido às pessoas que precisam disso.
Normalmente, o equipamento consistirá em:
Proteção facial / ocular - um escudo cheio que protege a garganta. As lesões nos olhos resultaram de salpicos de pasta passando atrás dos óculos de segurança de uma pessoa. A confiança exclusiva não deve, portanto, ser colocada em óculos de segurança, especialmente se eles não forem adequados. Usar a proteção correta de olho / rosto é particularmente importante quando a pasta é aplicada sobrecarga, pulverizada ou enxaguada usando uma lavadora de pressão. À prova d'água, a prova de ácido, roupa de proteção química - com punhos elásticos para evitar que a água contaminada ou pasta escorra pelo interior das mangas. Para usar durante a pulverização, colar ou enxaguar com uma lavadora de pressão. A roupa resistente ao ácido, equipada com um capuz, também deve ser usada quando a pasta é aplicada sobre a cabeça. luvas de borracha de neoprene ou luvas - que se sobrepõem às mangas. botas de borracha - principalmente para aplicar a pasta por spray ou usando uma lavadora de pressão.
Deve-se ter cuidado para evitar o contato com equipamentos contaminados, por exemplo, sem aumentar a proteção do rosto com luvas sujas, pois isso pode resultar em queimaduras faciais. O equipamento de proteção pessoal deve ser cuidadosamente limpo com água após o uso e verificado o desgaste, como poros de segurança ou cortes nas luvas, especialmente na ponta dos dedos. Estes podem ser detectados enchendo as luvas com água antes de deixá-las secar.
A roupa contaminada deve ser removida de uma só vez e neutralizada com solução de bicarbonato de sódio antes de lavar separadamente. Ao manusear a roupa contaminada deve ser usada uma proteção apropriada das mãos, como luvas de borracha de neoprene.
Equipamento de proteção respiratória.
O equipamento de proteção respiratória (RPE) normalmente não deve ser necessário quando a aplicação de pinceladas de pastas de decapagem é realizada. RPE é necessário quando a aplicação por pulverização da pasta é realizada. O RPE também deve ser considerado para tarefas que exigem que grandes áreas tenham pasta de decapagem aplicada e onde a avaliação COSHH identificou a LEV por conta própria não pode conseguir um controle adequado.
O RPE selecionado deve ser adequado para proteger o usuário das substâncias perigosas presentes e adequadas para a tarefa e para o indivíduo.
Quando a avaliação COSHH identifica que RPE é necessário, uma viseira alimentada por ar deve ser usada. Onde o trabalho usando pastas de decapagem ocorre dentro de um espaço confinado, deve-se procurar um conselho especializado. Este também será o caso da entrada no espaço confinado e para o resgate de emergência. Mais informações sobre RPE e LEV podem ser encontradas no site HSE.
Treinamento e supervisão.
Antes de qualquer empregado usar uma pasta de decapagem, eles devem ser informados dos riscos e riscos associados. Em particular, eles devem ser informados sobre o potencial de queimaduras graves e as precauções de segurança necessárias. Isso deve envolver instruções detalhadas e treinamento sobre o uso seguro da pasta e do equipamento de proteção que é necessário. O treinamento também deve incluir as medidas necessárias para evitar contato acidental com a pasta, tanto com aqueles que trabalham com a pasta quanto com aqueles que não estão. Eles também devem ser completamente informados sobre a ação que precisa ser tomada no caso de colar ficar em sua pele ou em seus olhos. Como parte deste treinamento, o folheto de envenenamento com ácido fluorídrico poderia ser emitido.
O uso da pasta deve ser supervisionado para garantir que todas as precauções necessárias sejam seguidas. Isso deve incluir a supervisão do uso correto de PPE.
Tratamento de primeiros socorros.
Como as pastas de decapagem contêm ácido fluorídrico que causa queimaduras graves que podem não ser dolorosas em primeiro lugar, o tratamento de primeiros socorros precisa ser urgente. Os primeiros socorros devem receber treinamento específico adicional nos perigos das queimaduras de ácido fluorídrico e seu tratamento. Este treinamento normalmente não será incluído no treinamento geral de primeiros socorros e pode precisar ser organizado separadamente. Os registros de treinamento devem ser mantidos para os primeiros socorros treinados para tratar as queimaduras de ácido fluorídrico. Ao tratar uma vítima, o socorrista precisa garantir que tanto eles como a vítima sejam protegidos de uma maior exposição. As perdas devem ser enviadas ao departamento de Acidentes e Emergências (A & amp; E) o mais rápido possível. Em todos os casos, o hospital deve ser informado da causa da lesão, de modo que, por sua vez, possam dar um tratamento adequado.
Contato com a pele.
A roupa contaminada deve ser removida e é essencial que a área afetada seja inundada com água limpa e fresca durante pelo menos 5-10 minutos. O gel de gluconato de cálcio deve ser aplicado pelo ajudante treinado em torno da área afetada e massajar-se continuamente na pele até pelo menos 15 minutos após a dor ser aliviada. O socorrista deve garantir que suas próprias mãos estejam protegidas com luvas de borracha de neoprene com força adequada ao remover roupas contaminadas e ao aplicar este tratamento. O acidente deve ser levado ao hospital e o tratamento com gluconato de cálcio deve continuar em trânsito, especialmente se alguma dor retornou à área lesada. Após a dor ter sido aliviada, a área pode ser coberta com um molho imerso em gel de gluconato de cálcio e ligeiramente enfaixado.
O gel de gluconato de cálcio é essencial para o tratamento de primeiros socorros de queimaduras de ácido fluorídrico. O primeiro socorrista ou outra pessoa nomeada deve, portanto, acompanhar de perto a disponibilidade do gel para garantir que uma quantidade suficiente esteja sempre disponível, por exemplo, na caixa de primeiros socorros relevante. Como o gel tem uma vida útil limitada de dois anos, um método para verificar o prazo de validade e substituir o gel, conforme necessário, também deve estar no lugar. A pasta de decapagem não deve ser utilizada a menos que o gel esteja disponível, pois isso aumentará a gravidade de quaisquer lesões que possam sofrer.
Contato visual.
Se a pasta de decapagem entrar no olho é necessária uma ação urgente. O olho deve ser lavado com água por pelo menos 20 minutos. Enquanto isso é realizado, o acidente deve ser transportado para um departamento de A & amp; E, que é capaz de fornecer avaliação oftalmológica urgente. Nem todos os hospitais podem oferecer isso, e o hospital mais próximo que pode ser identificado como parte da avaliação de risco e primeiros socorros deve ser informado do nome desse hospital.
Em caso de gaseificação, o acidente deve ser removido da área contaminada e colocado no ar fresco, se necessário deve ser ressuscitado. O acidente deve ser enviado para o departamento de A & amp; E.
Se a pasta de decapagem tiver sido engolida, não tente induzir o vômito. Se o acidente ainda estiver consciente, enxágue continuamente a boca com água limpa e fria enquanto eles são transportados para o departamento de A & amp; E.
As seguintes publicações são relevantes:
Veja também.
Links de rodapé.
HSE visa reduzir a morte, lesões e doenças relacionadas ao trabalho.
Forex p pasta de decapagem. Decapagem e Passivação de Alumínio, Decapagem e Passivação de Aço Inoxidável, Degradação de Aço Inoxidável, Articulações de Soldagem de Aço Inoxidável, Teste de decapagem, Química de Passivação, Composto de Passivação, Gel de decapagem, Forex - p pentol (fabricado na Alemanha) k-2 pasta, K - 2 Pasta de decapagem, Pasta de decapagem. Cola de decapagem.
Teste de passivação em aço inoxidável.
Forex p pasta de decapagem. Decapagem e Passivação de Alumínio, Decapagem e Passivação de Aço Inoxidável, Degradação de Aço Inoxidável, Articulações de Soldagem de Aço Inoxidável, Teste de decapagem, Química de Passivação, Composto de Passivação, Gel de decapagem, Forex - p pentol (fabricado na Alemanha) k-2 pasta, K - 2 Pasta de decapagem, Pasta de decapagem. Cola de decapagem.
Estamos felizes em receber ordens via fax ou e-mail. Apenas envie um fax ou envie seu pedido por e-mail e entraremos em contato para providenciar o pagamento. Nós podemos fornecer faturas pré-venda para suas ordens de compra. Você também pode pagar por cheque. O cheque deve ser feito para "Highland Industrial Supplies Ltd". Você deve permitir 7 dias úteis para que os cheques se apaguem, após o que os produtos serão despachados, sujeitos à disponibilidade de estoque.
Você tem o direito de cancelar um pedido que não está preparado para requisitos especiais. Estes direitos estão sujeitos aos regulamentos de venda à distância. Este direito termina no prazo de 7 dias úteis, após o dia em que o consumidor recebe a mercadoria. Os produtos devem ser devolvidos em um estado não utilizado e com a embalagem original. O cliente deve obter a prova de frete ou enviar mercadorias por meio de entrega registrada. O consumidor está sujeito a pagar o custo de devolver a mercadoria a nós mesmos.
Nós devolveremos seu dinheiro no prazo de 30 dias após a notificação de cancelamento i. Fazer uma compra não poderia ser mais fácil. Basta navegar no nosso catálogo e clicar em qualquer item que deseja comprar e colocá-los no carrinho de compras.
Depois de terminar a sua seleção, clique em "Ordem" e você será solicitado por alguns detalhes que precisamos para satisfazer a ordem. Você pode optar por coletar seu pedido de um de nossos depósitos em vez de nos entregar seus itens para você. Se você selecionar esta opção no checkout, nosso departamento de atendimento ao cliente entrará em contato com você quando seu pedido estiver pronto para coleta.
No checkout, basta selecionar um dos seguintes depósitos que é o mais conveniente para você. Você deve nos notificar o mais rápido possível e, idealmente, dentro de 24 horas, se possível, se seus produtos forem posteriormente danificados. Se você comprar mais do que um item, você somente terá uma única taxa de entrega. Você será cobrado a maior taxa de entrega relacionada ao seu pedido. Por favor, note que todos os produtos devem ser assinados para a entrega. Em complemento dos seus direitos legais relativos a produtos defeituosos ou incorretos, todos os produtos são fornecidos com garantia do fabricante de 1 a 5 anos.
No caso improvável de que sua compra desenvolva uma falha dentro do período de garantia, a HIS Ltd irá encaminhá-lo para a concessionária local onde o produto será examinado por seus técnicos qualificados e reparado de acordo com os detalhes da garantia. Os bens defeituosos devem ser notificados o mais rapidamente possível se a opção de levá-los a uma concessionária local não estiver disponível, devendo os bens defeituosos serem devolvidos à nossa sede. Podemos organizar a coleção de correio ao seu custo. Não temos a obrigação de aceitar devoluções de produtos não defeituosos após o período de reflexão de 7 dias.
Excluindo itens de pedidos especiais. Um pedido on-line através deste site constitui uma oferta para comprar o item s especificado por você e não constitui aceitação de sua oferta para comprar de nós. O seu pedido de compra será revisado por um membro da nossa equipe e você será informado quando o pedido for aceito, normalmente dentro de 12 horas após sua oferta. Um pedido de compra mal sucedido resultará em um reembolso total de qualquer dinheiro pago por você para a HIS Ltd.
Ao continuar a usar este site, assumimos que você dá seu consentimento para receber cookies do site da HIS. Você pode ler nossa política de cookies aqui. Você está no lugar certo! Barracas e barras de pinch. Limpadores de roupa e impermeabilizantes. Aquecedores de querosene, parafina e diesel.
Gás e aquecedores de propano. Bateria e carregadores. Polinox P Clear Clearling Paste 2. A pasta de decapagem é um gel ácido que remove rápida e eficientemente a escala, a descoloração e a contaminação das soldas de costura, quando usado em aço inoxidável. Restaura materiais inoxidáveis. Opiniões dos clientes Ainda não foram criados comentários para clientes neste produto. Minha conta conta Login Cadastre-se. Este site usa cookies para lhe dar a melhor experiência possível.
No comments:
Post a Comment